2012 em Livros

livros2012_3

Essa é, de verdade, a pilha de livros que li este ano. Fiz questão de colocar na ordem de leitura e, claro, decorar com a caveira Hamlet no topo.

Minha tentativa de fazer uma lista (em ordem de preferência) dos meus livros preferidos deste ano. Ok, admito que foi muito frustrada e que eu a mudo toda vez que olho para ela, mas eu fiz o melhor que pude. Os critérios foram o seguinte: só entrariam literatura (deixei de lado ensaios, quadrinhos e poemas) e obras completas (porque eu li partes de trilogias e séries, mas não acho que tenho como avaliar sem terminar de ler tudo). Acontece que não funcionou muito bem, e aí eu resolvi dividir essa lista em duas: uma para romances e outra os livros de contos e novelas. Então aqui estão as minhas duas listas de melhores do ano, uma com os romances e outras com os livros de contos. E, por fim, um top 5 misturando as duas.

Lembrando rapidamente que eu coloquei os livros nessas ordens fazendo um balanço de dois quesitos: a qualidade objetiva da obra e o quanto ela ressoou comigo, pessoalmente. Então é uma lista absolutamente subjetiva. Se eu fosse fazer uma lista dos ‘melhores’ ao invés do ‘preferidos’, ela sairia um pouco diferente… não acho que os primeiros lugares seriam trocados, mas alguns dos outros com certeza mudariam.

Mais uma outra coisa: é, eu sei que dei uma trapaceada na quantidade de livros na lista dos romances, mas doía muito deixar alguns de fora e eu tive que ir esticando! A dos contos e novelas foi mais fácil porque eu peguei todos os livros que li nesse formato (e até joguei lá alguns que transitam bem na linha que separa um conto de um romance), porque não foram muitos, e aí só arrumei a ordem.

Quem quiser ver a minha pequena lista de livros lidos nesse ano (em ordem de leitura e incluindo os ensaios, quadrinhos e poemas), eu coloquei no tumblr.

TOP 25 – ROMANCES

25) Vidas Sem Rumo (The Outsiders) – Susan E. Hinton

24) O livro do cemitério (The Graveyard Book), Neil Gaiman

23) Nevasca (Snow Crash), Neal Stephenson

22) Glamorama, Bret Easton Ellis

21)  Sobrevivente (Survivor), Chuck Palahniuk

20) O Torreão (The Keep), Jennifer Egan

19)  Valis, Philip K. Dick

18) A idade dos milagres (The age of miracles), Karen Thompson Walker

16)  O curioso caso do cachorro morto (The curious incident of the dog in the night-time), Mark Haddon

15) O filho da mãe, Bernardo Carvalho

14) Amsterdam, Ian McEwan

13) Kafka à beira-mar (Kafka on the shore), Haruki Murakami

12)  Jogador Nº 1 (Ready Player One), Ernest Cline

11) As meninas, Lygia Fagundes Telles

10) A convidada do casamento (The member of the wedding), Carson McCullers

09) Tremor (Strong Motion), Jonathan Franzen

08) O filho de mil homens, Valter Hugo Mãe

07) Homem-Máquina (Machine Man), Max Barry

06) Minha mãe se matou sem dizer adeus, Evandro Affonso

05) O Grande Gatsby (The Great Gatsby), F. Scott Fitzgerald

04) As Vantagens de Ser Invisível (The perks of being a wallflower), Stephen Chbosky

03) Após o Anoitecer (After Dark), Haruki Murakami

02) Não Me Abandone Jamais (Never let me go), Kazuo Ishiguro

01) O Sol É Para Todos (To Kill A Mockingbird), Harper Lee

TOP 9 – CONTOS E NOVELAS

09) Carpinteiros, levantem bem alto a cumeeira & Seymour: Uma  apresentação (Raise High the Roof Beam, Carpenters and Seymour: An Introduction), J.D. Salinger

08) O livro de Praga – Narrativas de amor e arte, Sérgio Sant’Anna

07) Realidades Adaptadas, Philip K. Dick

06) Os Imperfeccionistas, Tom Rachman

05) Nove Estórias, J.D. Salinger

04) Franny & Zooey, J.D. Salinger

03) Fugitiva (Runaway), Alice Munro

02) Laços de família, Clarice Lispector

01) As Crônicas Marcianas (The Martian Chronicles), Ray Bradbury

TOP 5 – GERAL

05) As Vantagens de Ser Invisível (The perks of being a wallflower), Stephen Chbosky

04) Após o Anoitecer (After Dark), Haruki Murakami

03) Não Me Abandone Jamais (Never let me go), Kazuo Ishiguro

02) As Crônicas Marcianas (The Martian Chronicles), Ray Bradbury

01) O Sol É Para Todos (To Kill A Mockingbird), Harper Lee

Tagged , , , , , , , , , , ,

3 thoughts on “2012 em Livros

  1. 1: estou assustado com a quantidade de livros que você leu! =O
    2: como assim eu não sabia que você tinha um OUTRO blog pessoal!? rs
    3: laços de família <3

Leave a Reply

