O meu pai é mais legal que o seu

Atticus_Finch__Hero_by_Crispy_Gypsy

Hoje eu estava lá no tumblr (como sempre) e encontrei uma imagem que dizia ‘algumas das minhas pessoas favoritas são personagens de livros’. Me identifiquei muito com isso e, mais, comecei a pensar que o meu herói é um personagem de livro também. Quem já leu O Sol É Para Todos com certeza vai se identificar com esse sentimento: Em Atticus nós confiamos!

Dizem que o nome sincero do livro é ‘Meu pai é mais legal que o seu’, porque simplesmente não existe a possibilidade de alguma pessoa no mundo ser mais íntegra, correta, heroica, generosa, inteligente e exemplar que Atticus Finch. Até mesmo nos documentários sobre a obra que assisti as pessoas concordam que não existe ninguém como o Atticus no mundo, mas que todos nós deveríamos nos esforçar para chegar o mais perto disso possível. O mais incrível é que, normalmente, um personagem como ele não seria levado a sério porque é preciso que personagens tenham defeitos para serem críveis. Acontece que o Atticus é apresentado o tempo todo sob o ponto de vista da sua filha mais nova, Scout, que comenta os defeitos do pai (que na verdade são bobagens de criança) mas o enxerga como um herói. E nós aprendemos a enxergá-lo assim também.

Sem contar muitos spoilers, Atticus Finch é um advogado, pai de duas crianças, calmo, controlado e correto. Durante a época mais racista no sul dos EUA, ele é designado como defensor de um negro que está sendo injustamente acusado de ter estuprado uma mulher branca. Porque Atticus decide fazer a coisa certa e criar uma defesa sólida para o réu, ele e seus filhos começam a ser hostilizados pela cidade. Mesmo assim, Atticus continua em seu caminho porque, segundo ele, não seria capaz de olhar para os seus filhos caso desistisse do caso. Um emocionante momento do livro resume muito bem o que é Atticus Finch:

Alguém estava me cutucando, mas eu relutei em tirar os olhos do pessoal lá de baixo e do vulto solitário de Atticus que deixava o recinto.

– Srta. Jean Louise?

“Olhei para o lado. Em volta de nós e no outro lado do balcão, os negros ficavam de pé. A voz do reverendo Sykes soou tão distante quanto a do juiz:

– Srta. Jean Louise, levante-se. O seu pai está passando.

Quando alguém como Atticus Finch passa, nós devemos levantar. E quando ele fala, devemos ouvir e compartilhar, por isso aqui estão algumas frases do meu herói literário:

Você nunca entenderá um homem enquanto não calçar seus sapatos e olhar o mundo por meio de seus olhos.

 

Quando crescer, todos os dias você verá brancos ludibriando negros, mas deixe-me dizer uma coisa, e nunca se esqueça disso: sempre que um branco trata um negro desta forma, não importa quem seja ele, o seu grau de riqueza ou a linhagem de sua família, esse homem branco é lixo.

 

Só porque fomos derrotados uma vez não é motivo para não tentarmos novamente.

 

Eu queria que você visse o que é realmente coragem, em vez de pensar que coragem é um homem com uma arma na mão. Coragem é quando você sabe que está derrotado antes mesmo de começar, mas começa assim mesmo, e vai até o fim, apesar de tudo. Raramente a gente vence, mas isso pode até acontecer.

 

Não se sinta ofendida quando alguém lhe disser uma expressão feia. Isso não deve atingi-la, apenas revela a pobreza de quem falou…

 

Antes de poder viver com os outros, eu tenho de viver comigo mesmo. A consciência de um indivíduo não deve subordinar-se à lei da maioria.

 

Preferia que você só atirasse em latas no quintal, mas sei que vai caçar passarinhos. Pode matar todos os gaios que quiser, se conseguir acertá-los, mas lembre-se que é pecado matar um sabiá.

 

Tagged , , , , , , ,

Leave a Reply

