Escrevendo: Parte 4 – Vencendo o bloqueio

20130216_154942

Meu plano pra vencer essa droga de bloqueio de escritor é voltar para o básico. Aproveitei que comprei um quadro branco pra manter o planejamento das coisas que escrevo bem na minha cara todos os dias, resolvi usar os moldes da Jornada do Herói interpretada pelo Dan Harmon (criador do meu seriado favorito, Community) pra descobrir os pontos chaves da história que quero contar.

Muita gente acha que estrutura é uma espécie de camisa de força, que te segura, mas eu acho que antes de querer reinventar a roda, é preciso aprender a girá-la direito e, por isso, eu gosto muito de estruturar as minhas narrativas. Descobrir exatamente onde é o começo, onde é o meio e onde é o fim, quais são os turning points, onde termina a curva de aprendizado… tudo isso, que parece algo tão técnico e definido, me ajuda justamente a soltar a criatividade. É como se eu precisasse de um chão firme pra conseguir voar, ou algo parecido.

Mas, no fim das contas, só tem um jeito mesmo de vencer bloqueios de escritor: continue escrevendo, continue escrevendo!

Advertisements
Tagged , , , , , ,

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: