10 coisas que você não deve falar para um aspirante a escritor

Direto ao assunto:

1. Ah, tá, você nunca publicou nada… então você não um escritor de verdade!

O mercado editorial brasileiro é uma merda e muito difícil de entrar, possivelmente porque poucas pessoas leem por aqui e um número menor ainda compra obras de autores brasileiros. As editoras estão começando agora a perceber que é uma boa ideia descobrir escritores novos. Muitas vezes a pessoa pode ter um grande livro dentro da gaveta (ou da cabeça) e ainda não teve a oportunidade de mostrar.

2. Dá pra ganhar dinheiro com isso?

Não trate como passatempo ou hobby, por favor.

3. Me coloca no seu livro?

Sem comentários.

4. É que nem Harry Potter?

Provavelmente o único livro que você leu foi Harry Potter. Nada contra Harry Potter, eu gosto bastante, mas tá na hora de ampliar seus horizontes.

5. Eu também morro de vontade de escrever um livro, tenho até uma ideia (e aí começa a te contar a tal ideia).

Todo mundo acha que é fácil escrever. É impressionante! A pessoa acha que vai ter uma carreira em outra área mas, de repente, quando quiser, pode sentar e escrever um livro. Choque de realidade: escritores passam a vida inteira escrevendo, justamente para aprender a escrever bem. Sua arrogância em achar que a sua musa inspiradora é melhor que o meu trabalho duro me ofende.

6. Nossa, minha vida dava um livro. Eu te conto, você escreve e nós dividimos o lucro.

Primeiro: a sua vida não dá um livro. Segundo: “vai lá, faz todo o trabalho que nem um burro de carga enquanto eu fico no bem bom”.

7. Eu não gosto muito de ler.

Você, provavelmente, é um idiota.

8. Eu gostei de Crepúsculo.

Por favor, pare!

9. Queria ter tempo pra escrever também.

Veja a resposta da frase 5 e complete com: estou prestes a arrancar a sua cabeça.

10. Você sabe como é difícil essa carreira? Como é difícil conseguir publicar?

Meu bem, eu sei muito melhor que você. Se sou eu quem está querendo me enfiar no mercado editorial, você acha que eu não pesquisei sobre o assunto e conheço um pouquinho mais sobre ele que você? Pois é.

 

Tagged , , , ,

Leave a Reply

