Quem é meu amigo, não exige meu silêncio

Quero comentar sobre o assunto que me incomoda há algum tempo, mas que estes tempos de eleições acabaram deixando impossível de se notar. É verdade que as pessoas tem medo de discutir?

Não me entenda mal. O tipo de discussão que estou falando não são brigas cheias de ofensas pessoais, estou falando de discussões sobre assuntos importantes (ou não) em que cada pessoa tem uma opinião e tem argumentos que sustentam aquela opinião e aí duas (ou mais) pessoas trocam esses argumentos e tentam expôr o porquê deles acreditarem em A e não em B.

Por que as pessoas tem medo disso?

Comigo não existe aquela máxima de não discutir política e religião. Aliás, eu acho que esses são dois assuntos que devem SIM, ser discutidos. Porque influenciam na nossa vida, influenciam na sociedade, na humanidade, e o único jeito de ir pra frente é debatendo. Debate é bom, não é ruim! Não precisa ter medo de debate.

Já tive gente me chamando de um monte de besteiras porque argumentei contra a igreja católica. E, depois, quando eu tento transformar aquilo numa discussão produtiva, a pessoa foge falando que ‘cada um tem sua opinião’. Ok. Cada um tem a sua opinião, mas isso não quer dizer que todas as opiniões tem o mesmo peso.

Uma opinião é formada a partir de informações e sustentada por argumentos. Durante um debate ou discussão, você expõe as informações e argumentos, de maneira a apoiar a sua opinião. Não adianta falar ‘é a minha opinião’ e sumir, como se isso fosse o suficiente. Não aceito ou respeito opiniões sem argumentos. E também acredito que ninguém deveria formar uma opinião sem ter como argumentá-la. Não tem lógica.

Claro que, com a chegada das eleições, isso chegou ao nível extremo. As pessoas fogem de discussões. Sério. Alguém fala algo que elas não concordam, aí dizem algo, se são desafiadas naquilo, simplesmente puxam a carta do ‘cada um tem sua opinião’ e saem correndo. Eu fico assustada de ver esse tipo de coisa.

Algumas vezes, inclusive, eu fui atacada por simplesmente discordar e explicar o porquê. Como se existisse um acordo não-verbal de que ninguém diz nada, todo mundo fica na sua falando sozinho. Me desculpe, mas se você quer o meu silêncio, então não podemos manter nenhum tipo de relação. Um relação é feita de troca, é absurda a ideia de que temos que fingir não ver, ouvir, ler, senão somos vistos como algo que atrapalha a harmonia composta de um monte de gente em silêncio, com medo de se expressar.

Como é que alguém pode querer crescer como pessoa desse jeito? Pior, como é que poderemos crescer como sociedade dessa maneira?

Muitas discussões das quais participei foram essenciais para me fazer mudar de opinião, ou pelo menos enxergar o assunto de outra forma, conhecer diferentes visões e acrescentá-las ao meu próprio ponto de vista do mundo. E mesmo naquelas em que, ao fim, você acaba tendo que ‘concordar em discordar’ é possível aprender, pelo menos, a argumentar e a ouvir.

Debates e discussões fazem o mundo andar pra frente. Por favor, não se esforcem pra ficar onde estão, porque vocês atrasam todos nós, como sociedade. Vamos nos informar, vamos argumentar, vamos discutir, vamos debater. Vamos conversar.

Tagged , , , , , , ,

Leave a Reply

