Girl Up

Nas últimas semanas, foram muitos os assuntos que colocaram o feminismo como assunto nas redes sociais. Desde as capas da TPM sobre aborto (uma delas com um homem, que não tem útero e nunca vai precisar fazer aborto em toda sua vida), a montanha de denúncias de estupro e abuso contra o comediante Bill Cosby, até o caso do professor esquerdista sendo acusado de assédio por inúmeras mulheres.

O que me deixou muito triste foram algumas das reações que eu vi, algumas de pessoas que eu admirava e com quem eu achava aprender. Porque você espera escutar discursos misóginos, colocando a culpa na vítima, daquela parte da sociedade que está pronta para reproduzir qualquer pensamento e ação machista. Mas ver mulheres feministas fazer a mesma coisa me pegou de surpresa, embrulhou meu estômago e me fez começar a, mais uma vez, questionar minhas posições sobre a sociedade, as pessoas, o feminismo e qual o nosso dever.

Todo mundo diz que a gente aprende mais com as experiências ruins que com as boas, então eu tenho a esperança de que isso sirva para inspirar mais mulheres a estar das mulheres, porque, no fim das contas, ninguém mais vai estar.

Pra fechar, esse assunto me fez lembrar de uma parte do livro Lavoura Arcaica (Raduan Nassar), que reproduzo aqui:

Não se pode esperar de um prisioneiro que sirva de boa vontade na casa do carcereiro; da mesma forma, pai, de quem amputamos os membros, seria absurdo exigir um abraço de afeto; maior despropósito que isso só mesmo a vileza do aleijão que, na falta das mãos, recorre aos pés para aplaudir o seu algoz; age quem sabe com a paciência proverbial de um boi: além do peso da canga, pede que lhe apertem o pescoço entre os canzis. Fica mais feio o feio que consente o belo.

(…)

E fica também mais pobre o pobre que aplaude o rico, menor o pequeno que aplaude o grande, mais baixo o baixo que aplaude o alto, e assim por diante. (…) a vítima ruidosa que aprova seu opressor se faz duas vezes prisioneira, a menos que faça essa pantomima atirada por seu cinismo.

Tagged , , , , , ,

Leave a Reply

