(H)Ong (K)Ong, Blur, Sorvete de Creme

Já está nas interwebs o The Magic Whip, álbum novo do Blur, primeiro deles com todos os membros da banda desde o 13, que nasceu numa jornada de 5 dias em Hong Kong. Algumas canções do disco já tinham sido lançadas, e a banda tocou todas as músicas novas num show em Londres transmitido pelo Youtube. Então, uma ideia do que eu iria escutar já estava na minha mente, mas é diferente a sensação de escutar esses pedacinhos do que escutar todo o álbum todo, especialmente porque foi uma enorme surpresa pra mim saber que eles estavam lançando algo novo (mais ainda um álbum completinho).

Eu ouvi o álbum pela primeira vez hoje, então ia precisar de mais algum tempo pra comentar direito, faixa por faixa. Então, ao invés disso, um comentário geral:

Não acho que quem gosta do Blur vai se decepcionar com The Magic Whip. Ao mesmo tempo que todos os elementos que fazem o som deles ser único e característico, eles não soam como se tivessem parado no tempo. Acho que, muito disso, é o fato de que eles não pararam. As carreiras solos do Damon e do Graham estão aí para mostrar isso. Algumas das músicas soam como Blur clássico (Lonesome Street), outras se parecem com o álbum solo do Damon misturados com a guitarra clássica do Graham (My Terracotta Heart) e algumas são claramente um passo adiante na experimentação musical para a qual a banda se encaminhava antes de se desmontar (Thought I Was A Spaceman).

E tudo soa muito conciso e bem organizado. A influência de Hong Kong é clara, desde os sons e melodias até as letras e temas. Mas não é clichê, é mais um ‘Blur toca em Hong Kong’ do que ‘super especial sobre a cultura chinesa e oriental em geral’. E, o melhor de tudo, o disco é tão cheio de ideias que é impossível sequer imaginar que tenha sido composto por uma banda ‘esgotada’. Muito pelo contrário. A existência e lançamento do The Magic Whip foi algo que eu não estava esperando mas, depois de escutá-lo, eu não ficaria nem um tantinho surpresa se ele se transformasse em uma porta de entrada para outros trabalhos da banda.

Tagged , ,

Leave a Reply

