Gatos, telefonemas misteriosos e buracos que dão em lugar algum

hm-qa

Ele continua correndo

Ontem foi aniversário de um dos meus escritores favoritos da vida: Haruki Murakami. A primeira vez que ouvi falar dele foi quando um amigo me disse que tinha adorado Norwegian Wood e que achava que eu ia gostar. Como normalmente faço quando confio nos gostos da pessoa (e esse meu amigo é uma daquelas pessoas que você pode comprar livro indicado por ele de olhos fechados), fui procurar o livro. Norwegian Wood estava esgotado em todos os lugares, mas consegui achar Minha Querida Sputnik, e acabei comprando pra conhecer o autor.

Eu não lembro quando tempo demorei pra ler esse livro, mas lembro que foi muito rápido. Lembro da madrugada acordada, sem conseguir largar os textos da Sumire, e do final que, até hoje, me deixa sem ar. Depois desse livro, eu sabia que tinha que ler mais Murakami.

Então me ocorreu que, apesar de sermos companheiras de viagem maravilhosas, no fundo, não passávamos de duas massas solitárias de metal em suas próprias órbitas separadas. A distância, parecem belas estrelas cadentes, mas, na realidade, não passam de prisões, em que cada uma de nós está trancada, sozinha, indo a lugar nenhum. Quando a órbita desses dois satélites se cruzam, acidentalmente, podemos estar juntas. (…) Mas só por um breve momento. No instante seguinte, estaremos na solidão absoluta. Até nos queimarmos completamente e nos tornarmos nada. (Haruki Murakami, Minha Querida Sputnik)

Minha Querida Sputnik, Norwegian Wood, Após o Anoitecer, Kafka à Beira-Mar, Dance Dance Dance, 1Q84, Caçando Carneiros, O incolor Tsukuru Tazaki e seus anos de peregrinação, Do que eu falo quando falo de corrida, Sono, Homens sem Mulheres. Li todos esses com empolgação de uma criança na noite de Natal. Murakami é um dos autores que me deixa assim. Eu admiro muito a capacidade que ele tem de contar histórias empolgantes, originais e que não poderiam sair de outra mente que não fosse a dele.

Todo mundo que lê Murakami sabe que ele adora alguns temas, algumas situações, alguns tipos de personagens. Solidão, desconexão, melancolia e a total falta da capacidade de colocar os pés no chão e se sentir parte do mundo são assuntos presentes em todos os livros dele que li, sejam os realistas (Norwegian Wood, Tsukuru Tazaki), os fantásticos (Kafka, 1Q84) e aqueles que são meus favoritos: os que sutilmente misturam esses dois gêneros e contam histórias em que o fantástico é uma extrapolação do drama e dos conflitos dos personagens (Sputnik, Após o Anoitecer).

Fora isso, existe também o “Bingo do Murakami”, uma brincadeira de ir achando e marcando aquelas obsessões que ele tem e consegue colocar em todo santo livro: gatos, orelhas, comida muito detalhada, jazz, música pop, Beatles, telefonemas no final do livro, pessoas desaparecidas, buracos misteriosos. Encontrar esses, e outros, elementos amados pelo Murakami é uma diversão a mais na hora de ler seus livros.

snider-sub-custom1

Enfim, tudo isso pra dizer parabéns Murakami, e obrigada pela chuva de peixes.


que-horas-ela-volta-1

Que horas ela volta

Finalmente assisti Que horas ela volta e fiquei maravilhada. Os personagens são dolorosamente reais e a atuação da Regina Casé me deixou de queixo caído. Algumas cenas, como a em que a Val entra na piscina, a do vestibular e do jogo de xícaras de café, vão ficar comigo para sempre. Lindo retrato de uma país em transição e de como as pessoas não estão preparadas para lidar com isso.


Eu quero: descobri (talvez atrasada) o site Chico Rei, que vende camisetas lindas e de muito boa qualidade. Comprei três, mas tudo com o coração (e o bolso) apertado, porque se fosse fazer a vontade, eu compraria o site inteiro.

Sobre o que estou assistindo: como parte de uma pesquisa para o que pode vir a ser alguma história no futuro, vi dois documentários sobre crianças e esportes nos últimos dias: Trophy Kids e Short Game. Os dois estão no Netflix. Recomendo muito.

Tagged , , , , , , , , , , , , , , ,

Leave a Reply

