O Universo é feito de histórias

magic-book

Quando eu era criança, eu queria ser cientista. Hoje, lembrar disso me faz rir, porque nunca tive aptidão para a área (tirando nos primeiros anos da escola, em que eu basicamente tirava notas boas em tudo porque não exigia muita coisa), mas foi essa fascinação pela ciência que acabou guiando o meu caminho pela leitura e escrita. O cientista é um pesquisador do mundo, do universo, e eu acabei encontrando nas histórias a minha maneira de tentar em entender a mim mesma e tudo ao meu redor.

Eu sempre gostei de histórias, mesmo antes de saber ler, ficava incomodando a minha mãe para ela ler para mim quadrinhos, livrinhos e qualquer outra coisa que colocasse as mãos. Com certeza, ela ficou bem feliz e aliviada quando eu aprendi a ler e ela não precisaria mais ficar acordada até tarde depois de trabalhar o direito inteiro porque eu queria escutar uma história; mas não ao que aconteceu comigo. Foi, de verdade, como se um outro mundo tivesse se aberto na minha frente. Como se, finalmente, eu tivesse as ferramentas necessárias para entender e fazer sentido do mundo, da vida.

Virei uma leitora compulsiva. Do tipo que se orgulhava em ler dois livros de 200 páginas em um só dia, queria sempre ler mais, outras coisas, em um tempo menor, e lia um livro já sonhando com o próximo. Eu pedia para meus professores passarem livros para a nossa turma, namorava a estante de livros da minha mãe e esperava ansiosamente o dia em que eu fosse grande o suficiente para entender todos os livros que quisesse. Era como se ali dentro tivesse escondido algum segredo, alguma coisa maravilhosa que eu não me cansava de procurar. Claro que, mais tarde, eu vim a entender que ler aquelas histórias era a tal coisa maravilhosa. Ler é descobrir o mundo, descobrir o ser humano, descobrir a si mesmo. O ser humano é um ser que respira a ficção, que não sobreviveria sem as histórias. Histórias são a única forma que encontramos de saber como é ser outra pessoa, sentir o que outra pessoa sente, pensar o que outra pessoa pensa, calças os sapatos de outra pessoa, sem precisar ser ela. Nos faz sentir sem precisar experimentar, aumenta a empatia e o conhecimento. Para aproveitar a leitura da melhor maneira possível é preciso entender que ela não é um caminho para outra coisa: ler é a ação e a recompensa ao mesmo tempo.


Sobre o que estou lendo: Já li 1/3 do O Pintassilgo, da Donna Tartt. Eu senti uma diminuída no ritmo, tanto que dei uma desacelerada na leitura. Talvez seja porque, claramente, a história entrou numa ‘segunda fase’ e vai começar a se construir novamente. O protagonista/narrador continua sendo a melhor parte do livro. Você acredita nele desde o começo da história e sente todo o trauma que ele está vivendo. Aliás, a forma com que ela trata e trabalha o luto do personagem é realista e muito sensível ao mesmo tempo.

B-LAdMjCQAAOhxP

Sobre o que estou assistindo: X Company voltou semana passada com um episódio nível fim da primeira temporada, ou seja, excelente. Acho que é meio unanimidade entre quem assiste que a série se encontrou de verdade lá pro final da temporada (apesar de eu gostar bastante dos primeiros episódios), e é muito bom ver que a segunda temporada está seguindo este caminho. O Franz Faber continua sendo um pesadelo pra mim, porque eu quero gostar e desgostar dele ao mesmo tempo. Eu queria muito que tivessem, inclusive, transformado logo ele em vilão nessa temporada, só pra eu não ter que lidar com o fato de realmente gostar e sentir por um nazista, mas eles não seguiram esse caminho (que seria o mais fácil, com certeza), e deram pra ele, nesse primeiro episódio, as cenas mais tocantes e mais brutais. Fica ainda mais difícil desgostar quando o Torben Liebrecht é tão bom ator e consegue, ao mesmo tempo, ser doce e assustador.

Tagged , , , , , , , , , , , , , , ,

Leave a Reply

