Livros em 2016

64f8a72a15e53969b9da39b0b89de011

Como sempre, aqui está a lista dos livros que li durante 2016. Não foram tantos porque eu estou escrevendo um, então acabei trocando um pouco da leitura pela escrita. Apesar disso, alguns deles me tocaram profundamente e por isso deixo uma recomendação especial para eles: Barba Ensopada de Sangue, Estação Perdido, Pureza, Atlas de Nuvens, Hoje é o último dia do resto de sua vida, os dois da Zadie Smith e os dois do Ian McEwan.


Livros lidos em 2016
Falsos Segredos, Alice Munro – Coletânea de contos ★★★★
On Writing: A Memoir of the Craft, Stephen King – Escrita criativa ★★★★
NW, Zadie Smith – Romance ★★★★★
Pílulas Azuis, Frederik Peeters – Quadrinhos ★★★★★
O Muro, Céline Fraipont e Pierre Bailly – Quadrinhos ★★★
Calvin & Haroldo: Existem Tesouros em Todo Lugar, Bill Watterson – Quadrinhos ★★★★
O Pintassilgo, Donna Tartt – Romance ★★★★
Nunca vai embora, Chico Mattoso – Romance ★★★
Sobre a Beleza, Zadie Smith – Romance ★★★★★
Barba ensopada de sangue, Daniel Galera – Romance ★★★★★
Guerra do Velho, John Scalzi – Romance ★★★★
Sábado, Ian McEwan – Romance ★★★★★
A Marca na Parede e outros contos, Virginia Woolf – Coletânea de contos ★★★★
Crítica de Ouvido, Sebastião Uchoa Leite – Coletânea de ensaios ★★★
Pureza, Jonathan Franzen – Romance ★★★★
Almoço Nu, William S. Burroughs – Romance ★★★★
Como escrever séries, Sônia Rodrigues – Escrita criativa ★★★
Estação Perdido, China Miéville – Romance ★★★★★
Eu estou vivo e vocês estão mortos, Emmanuel Carrère – Biografia ★★★★
Como Melhorar um Texto Literário, Felipe Dintel and Lola Sabarich – Escrita criativa ★★★
Enclausurado, Ian McEwan – Romance ★★★★★
Hoje é o última dia do resto da sua vida, Ulli Lust – Quadrinhos ★★★★★
Repeteco, Bryan Lee O’Malley – Quadrinhos ★★★★
Harry Potter e a criança amaldiçoada, J.K Rowling, John Tiffany and Jack Thorne – Peça de teatro ★★★
A invenção de Moreal, Adolfo Bioy Casares – Romance ★★★★
Atlas de Nuvens, David Mitchell – Romance ★★★★★


Outros pedaços de 2016
Meu filme favorito do ano foi Aquarius (e o pior filme do ano foi Batman v Superman, ainda não me conformei com o fato de ter pago para ver aquilo no cinema). Meu jogo favorito foi a trilogia do Fire Emblem Fates.

Meus álbuns favoritos foram Ruminations (Conor Oberst), Ash & Ice (The Kills) e Everything You’ve Come to Expect (The Last Shadow Puppets).


O que fazer em 2017?

O último livro que li neste ano (Atlas de Nuvens) terminou com uma mensagem que eu quero levar para o para 2017. Deixo aqui como um lembrete.

Se cremos que a humanidade pode transcender a força bruta, se cremos que as diferentes raças e fés podem compartilhar este mundo de modo tão pacífico quanto os orfãos compartilham o pé de nogueira-de-iguape, se cremos que os líderes hão de ser justos, a violência contida, o poder responsável e as riquezas da Terra e de seus Oceanos compartilhadas de modo equânime, um tal mundo há de realizar-se. Não estão me enganando. Sei que esse é o mais difícil dos mundo de se tornar real. Progressos tortuosos conquistados ao longo de várias gerações podem vir a se perder por um único movimento da pena de um presidente de visão curta, ou de uma espada de um general presunçoso. (…) “Adam, sonhador ingênuo, que resolve lutar contra a hidra de mil cabeças da natureza humana tem de pagar com muito sofrimento, e sua família há de pagar junto com ele! E será só no último estertor que você compreenderá que toda a sua vida não passou de uma gota d’água num oceano infinito!”

Porém o que é um oceano senão uma multidão de gotas d’água?

(Atlas de Nuvens, David Mitchell)

Tagged , , , , , ,

3 thoughts on “Livros em 2016

  1. Momo Del Rey says:

    Ahhhhhhhhhh, adorei! ahuauahuhau vou copiar o estilo do post <3 Eu fui falando sobre o que fui lendo ao longo do ano, mas falta o post pra fechar as leituras de novembro e dezembro, além do top 3!

    Eu vou salvar um monte de livro de escrita dessa sua lista pra ler depois euhehueuheuhe xD

Leave a Reply

